Sílvia Santos tem uma licenciatura em Música com especialização em Instrumento – Violino – pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Possui também o mestrado em Ensino de Música, com especialização em Instrumento e Música de Conjunto, pela mesma instituição.
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Paços de Brandão, em 2004, onde estudou violino com a professora Alexandra Trindade, utilizando o Método Suzuki. Participou em várias competições, tendo conquistado o 1.º prémio no Concurso Nacional Paços Premium em 2007 e 2011, e o 1.º prémio no Concurso de Instrumentos de Cordas do Alto Minho, em 2008, entre outros.
Frequentou diversas masterclasses com Augusto Trindade, Peter Stark, Ana Sofia Mota, Nuno Meira, Tiago Neto, Evandra Gonçalves, e em quarteto com Ana Beatriz Manzanilla e Andrew Fuller.
Sílvia trabalhou com diversos maestros renomados, como Peter Stark, Douglas Bostock, Tobias Gossman, Osvaldo Ferreira, Rui Pinheiro, Pedro Carneiro, Jan Wierzba, Julien Benichou, Cristóbal Soler e Jean-Sébastien Béreau.
Já se apresentou com várias orquestras e atualmente colabora com a Orquestra Filarmónica Portuguesa e com a Orquestra e Banda Sinfónica Jovem de Santa Maria da Feira. Como músico orquestral, tem tocado em várias salas de concertos, auditórios e festivais em Portugal, assim como na UNESCO em Paris e na Philharmonie em Berlim.
Ao longo da sua carreira, teve o prazer de atuar ao lado de artistas de renome como Ray Chen, Benedict Kloeckner, Tomohiro Hatta, Pavel Milyukov, Kristina Miller, Cristiana Oliveira, Pavel Gomziakov, Sarah Behrendt, Lisa Wedekind, Xutos & Pontapés, Aurea, Vasco Dantas, Bernardo Santos, Christian Oldenburg, Yang Liu, entre outros.
É professora de violino na Academia de Música do Porto, no Conservatório de Música de Terras de Santa Maria e na Escola de Música de Romariz.