Edvard Grieg (1843–1907) Concerto para piano em lá menor, Op. 16
I. Allegro molto moderato II. Adagio III. Allegro moderato molto e marcato
Claude Debussy (1862-1918) La Mer, L. 109
Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa
Kjell Seimmaestro Yanjun Chenpiano
Concertos de Verão 25 e 26 de Julho, 2023
A Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, sob a batuta do maestro Kjell Seim, tem a honra de apresentar um programa de encerramento do Projeto “Orquestras Sustentáveis na Europa,” inserido no âmbito do projeto EEA Grants.
Este espetáculo trará à audiência o “Concerto para Piano em Lá Menor, Op. 16” de Edvard Grieg, uma das obras mais populares e icônicas do repertório romântico. O concerto será interpretado pela jovem pianista Yanjun Chen, vencedora da 24ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília. Yanjun, de origem chinesa, reside atualmente na Alemanha. Em sua promissora carreira, ela já conquistou vários prêmios internacionais, incluindo o “Yamaha Asia Conservatory Scholarship Competition”, o “Zhuhai International Mozart Competition for Young Musicians” e o “1º American Classical Music Competition”.
Após o intervalo, a Orquestra Académica nos levará para o maravilhoso universo sonoro de Claude Debussy, com sua obra-prima “La Mer”. Composta em três movimentos (“Do Amanhecer ao Meio-Dia no Mar”, “Jogos de Ondas” e “Diálogo do Vento e do Mar”), “La Mer” retrata de forma impressionista as nuances, os movimentos e a grandiosidade do mar. A música de Debussy nos envolve em cores sonoras e texturas evocativas, transportando-nos para um cenário marítimo deslumbrante.
Este concerto será conduzido por Kjell Seim, um renomado maestro norueguês com uma extensa carreira à frente de orquestras na Noruega, bem como como maestro convidado em diversos países como a Alemanha, Bélgica, Itália, Sérvia, Geórgia, África do Sul e Taiwan. Desde o início de 1997, ele ocupa o cargo de diretor artístico da Orquestra Juvenil Filarmônica de Bergen, na Noruega.
Este concerto é uma realização possível graças ao projeto “Orquestras Sustentáveis na Europa”, apoiado pelos EEA Grants, numa parceria cultural entre a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa e a Bergen Philharmonic Youth Orchestra. Durante o mês de julho, os talentosos jovens da Bergen Philharmonic Youth Orchestra e seu diretor, Kjell Seim, estarão na cidade da Guarda para uma segunda residência artística em solo lusitano. O projeto culminará com apresentações nas cidades da Guarda e Lisboa.
Os EEA Grants representam um Mecanismo Financeiro plurianual, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega trabalham em conjunto para reduzir as disparidades sociais e econômicas na Europa, fortalecendo relações bilaterais com Estados beneficiários, incluindo Portugal. Este concerto é uma celebração de música, cultura e colaboração internacional que certamente encantará o público. Não perca esta oportunidade única!