O Programa de Empoderamento de Jovens Músicos (Youth Musicians Empowerment Programme – YMEP) da Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP) anseia elevar o potencial do futuro musical da Europa. Ao longo de quatro anos transformadores, a iniciativa visionária da OFP celebra os valores fundamentais da Europa – dignidade, liberdade, igualdade e democracia – através de uma jornada musical inovadora.
Jovens músicos de, pelo menos, 20 países do programa Europa Criativa unem-se, derrubando barreiras e criando uma plataforma para a criação artística intersetorial, conectada com workshops e programas de mentoria, aperfeiçoando as suas capacidades técnicas enquanto exploram o impacto profundo da música na dignidade pessoal e coletiva. As iniciativas de capacitação garantem que a jornada rumo à igualdade seja empoderadora e enriquecedora.
A OFP expande os limites, fomentando um ambiente onde a expressão artística se torna uma força para a mudança positiva. Composições originais e produções de repertório europeu tornam-se num meio para o envolvimento cívico, elevando as vozes do amanhã enquanto jovens músicos mergulham em temas europeus, criando narrativas poderosas que ressoam com a essência do valor humano.
O YMEP ativa uma sinfonia de liberdade, onde jovens artistas exploram os limites da criatividade, libertando-se das convenções, capacitando músicos a liberar o seu potencial e promovendo uma atmosfera de inovação e uma ousada exploração artística. Com colaborações internacionais, um foco nas artes digitais e um compromisso com os valores europeus, o programa prepara o palco para um futuro harmonioso onde a paixão dos jovens converge com os valores intemporais que definem a Europa.
Mais do que um programa de empoderamento musical, o YMEP é um catalisador para a mudança. A OFP defende a inclusividade, proporcionando palco para que músicos possam superar barreiras culturais e promovendo a unidade através da linguagem universal da música. Abraçando o espírito da democracia, à medida que a orquestra se torna uma plataforma para o diálogo e a expressão compartilhada, a OFP capacita os jovens músicos a moldarem a narrativa.
Ano 1: Ressonância da dignidade
No seu ano inaugural, YMEP explora o tema da dignidade através da música, visando ressoar o valor intrínseco de cada indivíduo. Através da expressão artística, o projeto pretende honrar e elevar o valor de cada participante, criando uma ressonância harmoniosa de dignidade dentro do panorama cultural e criativo.
Ano 2: Crescendo da liberdade
Construindo sobre o tema fundamental da dignidade, o segundo ano do YMEP explora o conceito de liberdade através da música. O projeto visa criar um crescendo de expressão artística, usando a música como uma ferramenta poderosa para celebrar a liberdade em todas as suas dimensões.
Ano 3: Harmonia da igualdade
Continuando a sua jornada musical, YMEP entra no terceiro ano com um foco na igualdade. O projeto procura harmonizar vozes e perspetivas diversas, promovendo a inclusão e a igualdade nos setores cultural e criativo. Através da música, YMEP esforça-se para criar uma sinfonia de igualdade que ressoe com audiências além-fronteiras.
Ano 4: Sinfonia da democracia
À medida que YMEP atinge a sua conclusão, o quarto ano é dedicado ao tema da democracia. O projeto visa orquestrar uma sinfonia de unidade global, reunindo artistas, culturas e comunidades. Através da linguagem universal da música, YMEP procura refletir os princípios da democracia, promovendo a colaboração e a compreensão em escala internacional.
Cofinanciado pela União Europeia, através do programa Europa Criativa – Entidades culturais pan-europeias (CREA-CULT-2024-PECE).
Cofinanciado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.