audições - orquestra académica filarmónica portuguesa
NOVAS OPORTUNIDADES
A Orquestra Filarmónica Portuguesa (doravante designada OFP) anuncia a criação de um programa específico destinado a apoiar a formação de estudantes na área da música, como bolseiros, financiados diretamente pela OFP, com as especificidades ora estabelecidas neste regulamento de abertura das candidaturas e dos respetivos termos de aceitação.
Para efeitos do presente Regulamento, entende-se por BOLSEIRO o beneficiário de uma Bolsa, após submissão da candidatura e realização das respetivas provas, nos termos que se seguem. A BOLSA consiste num valor monetário destinado a apoiar o desenvolvimento da atividade enquanto instrumentista na OFP, a realizar por estudantes inscritos em cursos de Instrumento, em Licenciatura ou Mestrado. Em conformidade, serão atribuídas até 30 bolsas de estudo no valor de 500,00€ euros mensais, até um valor máximo de 6.000,00€ por ano, em função da atividade estipulada pela OFP, aos bolseiros selecionados, nos termos infra.
INSCRIÇÕES
A. As audições da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa (OFP) estão destinadas aos seguintes instrumentos: Violino, Viola de Arco, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba, Percussão e Harpa.
B. As inscrições estão abertas para todos os jovens músicos portugueses, ou estrangeiros, estudantes ou residentes em Portugal.
C. Os candidatos deverão ter idades compreendidas entre os 16 e os 29 anos (data de referência – 31 de dezembro de 2024).
D. A inscrição deverá ser feita através deste LINK seguindo as instruções de preenchimento.
E. A inscrição deverá ser submetida, contendo todas as informações solicitadas, até ao dia 28 de junho de 2025.
F. Deverá ser criada uma pasta/link (dropbox ou google drive) com os seguintes documentos: CV (ou bio) fotografia e cópia de CC ou passaporte. (Se disponível, inclua outras informações relevantes como cartas de recomendação, carta de motivação, fotos de performance ao vivo, prémios e/ou artigos de imprensa.);
G. As audições serão realizadas presencialmente nas cidades do Porto e Guarda ou através do envio de vídeo. Os músicos terão de selecionar qual a modalidade pretendida para a realização da prova. Após a inscrição, a alteração da realização da prova presencial para vídeo, só será autorizada por motivos de forma maior;
Presencialmente, as provas realizar-se-ão nos seguintes locais:
PORTO
Dia 3 de Julho para Cordas (Violino, Viola de Arco, Violoncelo e Contrabaixo)
Dia 4 de Julho para Madeiras e Metais (Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba)
Local: Local e horário a ser indicado aos candidatos por email.
GUARDA
Dia 9 de Julho para todos os instrumentos
Local: Teatro Municipal da Guarda
APENAS POR VÍDEO
- Audições de Percussão
- Audições de Harpa
Para os candidatos que optem pelo envio de vídeo, o procedimento será o seguinte:
1. Deverão incluir o link do vídeo com o respetivo repertório na resposta ao formulário ou enviar separadamente por email para o seguinte endereço filarmonica.portuguesa@gmail.com, tendo como limite de envio as 23h59 do dia 4 de julho de 2025.
2. Os vídeos das provas deverão iniciar-se com o nome do candidato e terão de ser gravados num só take.
3. Poderão ser enviados links (em modo privado) de vídeos carregados no YouTube, Vimeo ou outro similar.
4. Os vídeos deverão apresentar boa qualidade de imagem e som, e permitir o fácil reconhecimento do candidato.
REPERTÓRIO A APRESENTAR
Todos os candidatos devem executar uma peça, ou andamento de um concerto de escolha livre (entre 3 a 4 minutos), e os excertos orquestrais obrigatórios para o respetivo instrumento.
Os excertos orquestrais estão disponíveis para descarregar em:
JÚRI
Será constituído um júri para cada família de instrumentos (Cordas, Madeiras, Metais, Percussão e Harpa), constituído por músicos de reconhecido mérito artístico e profissional.
NOTAS
a) Os resultados serão divulgados até ao dia 31 de julho 2025.
b) A decisão dos membros do júri na escolha dos instrumentistas é irrevogável e irrecorrível.
c) A inscrição nas audições é gratuita.
d) Os candidatos a mais do que um instrumento musical deverão apresentar obrigatoriamente os excertos do instrumento principal e, opcionalmente, os excertos do instrumento secundário (flautim, corne inglês);
e) Todas as provas devem ser realizadas sem acompanhamento de piano.
f) Para esclarecimento de dúvidas ou situações omissas neste regulamento poderão contactar a OFP através do e- mail: filarmonica.portuguesa@gmail.com