Sobre nós
A Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa
A OaFP tem como principal missão a formação orquestral de alguns dos mais talentosos jovens instrumentistas residentes em Portugal, procurando também incutir neles uma nova visão criativa. Os jovens academistas são sobretudo estimulados a desenvolver novos projetos e criações artísticas, num quadro adequado às tendências estéticas da atualidade. Os jovens academistas são os principais “braços” do projeto Discovery.
A OaFP num relance
- Os músicos da Academia são seleccionados através de audições que se realizam todos os anos em Dezembro.
- As audições são anunciadas em Novembro na imprensa, no website e nas redes sociais da Orquestra Filarmónica Portuguesa.
- O número total de academistas varia entre os 55 a 65, dependendo das obras a realizar e do programa de estudos de cada ano.
- A Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa está sediada na Guarda, cidade onde têm lugar os ensaios.
- Os academistas deverão estar disponíveis durante as férias da Páscoa e de Verão para ensaios e concertos que se realizam em Portugal ou no Estrangeiro.
- Os locais dos concertos são anunciados todos os anos, com espectáculos planeados para algumas das principais salas e teatros.
- Os trabalhos de preparação, audições, testes e Direcção Artística são da responsabilidade do maestro Osvaldo Ferreira
Todos os anos são convidados para colaborar com este projecto educativo solistas de renome internacional que, para além de atuarem com a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, também poderão ministrar masterclasses.